Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A maldição do nome "Criatório Comercial"



Quando se vai registrar um criatório no Ibama, o interessado deveria ter 4 opções:

- criatório cientifico
- criatório comercial
- criatório conservacionista
- criatório conservacionista com possibilidade de gerar receita e auto sustentabilidade, sendo portanto também criatório comercial, e com parcerias com o Ministério da Saúde, institutos produtores de soro e universidades, sendo portanto também, criatório cientifico.

Esta última seria minha opção de cadastro, mas como ela não existe, o Nucleo Serra Grande pleiteia o status de criatório comercial.

As palavras 'criatório comercial' remetem imediatamente ao empresario inescrupuloso tentando lucrar com fauna. No nosso caso especifico, o pleito significa tentar tirar dos meus plantões de medicina, mensalmente, o ônus pelos seis mil mensais fixos para custeio do NSG.

Isso acima manutenção. Do que foi gasto em implantação e extras, nem falaremos.

Fontes de receita ? Quem sabe um centro de educação ambiental e turismo cientifico ? Quem sabe se ao atingirmos um numero 'seguro' de matrizes nascidas em cativeiro, não poderíamos vender filhotes a zoológicos e instituições credenciadas ? Quem sabe a USP e a UNICAMP, e institutos produtores de soro, que receberam gratuitamente veneno do NSG, não poderiam no futuro pagar por ele, participando do crescimento do Núcleo ? Quem sabe um dia não teremos apoio para projetos de repovoamento onde as surucucus não mais existem ? Quem sabe não poderíamos fazer uma parceria com o Ministério da Saúde, para que ele, como comprador, mantivesse os institutos produtores de soro providos de veneno ?

Tenho pouca fé em qualquer uma das possibilidades acima, se tivesse entrado nessa por grana já estaria longe há muito tempo, me contentaria contudo com RESPEITO, nada justifica um tramite de catorze anos no Ibama, e dois, até o momento, no licenciamento ambiental do INEMA. Somente na mesa de quem decide há TEMPO, aqui na realidade, é EXTINÇÃO NA NATUREZA EM 50 ANOS.



7 comentários:

  1. E meu amigo Rodrigo infelizmente somos em um pais, a onde pessoas que não entedem do assunto fazem as leis e se vc anda como eles queren leva multa etc. Sei la eles nunca sairam do Brasil e vieram a realidade que esta acontecendo nos Estados Unidos, Africa, Europa, Asia a onde o Governo apoia e incentiva a criação de repteis e anfibios prinicpalmente das Serpentes em Cativeiro como Serpentario etc. porque fornece Material Biologico para Industria e Pesquisa, gera emprego, imposto e ajuda na Preservação. Diariamente o nosso Meio Ambiente sofre impactos ambientais que leva muitos especies da Fauna e Flora a extinção, mas quem quer fazer uma coisa e esta fazendo como voce esta sendo ma valorizado. O meio ambiente não e uma politica e uma urgencia que tem ser protegido e quem faz o parte disso tem ser apoiado como todo apoio de Orgãos publicos e cientificos. Vide exemplos na Europa, Estados Unidos, Africa, Asia Abraços Stefan

    ResponderExcluir
  2. Todas as opções listadas são geniais e possíveis.
    Tem que fazer propostas , apresentar projetos , todas são muito boas (exceto a do zoológico, pra mim pelo menos).
    Deixe prontos os projetos/ propostas para quando liberaram todos os entraves ao funcionamento do criatório, vc já está com tudo em ponto de bala , só mirar e atirar.
    A

    ResponderExcluir
  3. Olhe que escreveu este link em 2010 e os gastos somavam 3.000,00 . Hoje 2016 pelo q li passa de 6.000,00.
    Mais gastos com filhos , para viver ... E as tais dívidas com juros estratosféricos .Não sei quanto ganha no seu trabalho , mas com tudo isso , venda urgente o que pode e acerte sua dívida com o banco.
    Nenhuma proposta para a casa de Itacaré que já postou dizendo q está à venda?
    Tem corretor ? Anuncia na internet, corre atrás porque não há previsão de melhoras tão cedo na economia deste país

    ResponderExcluir
  4. Mesmo q liberem suas licenças e tal o retorno será lento .
    Vá se preparando, deixando engatilhados os contatos , os projetos ...Tudo tem que estar na ponta da agulha na hora que liberarem o NSG para funcionar como deve.$$$$$ tem que entrar rapidinho.
    Senào meu amigo vc enlouquecerá

    ResponderExcluir
  5. nada garante que vá haver algum retorno financeiro, não há o que deixar engatilhado, Dean Ripa tem 1 kg de veneno mofando na geladeira, uma Funed da vida gasta 2,0 gramas/ano para tocar sua produção anual de SABL

    ResponderExcluir
  6. Então, quais suas possibilidades de fazer o centro ser sutosustentável ?
    Não será por vendo de veneno pelo q escreve acima.
    Li algum link q dizia em participação / cooperação com institutos de pesquisa q não possuem o animal , zoológicos, ecoturismo, transformar o local em centro para estudantes de biologia/veterinária / ecologia ....Este tipo de trabalho que vocês pretendem gerir ?Estar em redes sociais acrescentou mais procura ao Núcleo ?Visitaçoes acompanhadas de guia já existem ?
    FKatz

    ResponderExcluir
  7. se tivesse entrado nessa por dinheiro estava perdido, ou melhor, ainda mais perdido, não sei o que o futuro nos reserva para chegar a uma entrada livre de 6 mil por mes, valores de hoje; iniciar um facebook aumenta a visibilidade, mas não trouxe qualquer alivio ou perspectivas ao colapso financeiro

    ResponderExcluir