Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

domingo, 24 de julho de 2011

Sobre ovos

Simulo o ambiente natural. Na natureza, Lachesis bota ovos no túnel da paca e do tatu, como abaixo.




Túneis artificiais não são as galerias seguras do ambiente natural. Antecipe-se: localize os ovos no tunel antes que as moscas o façam.




Depois, com cuidado para não girar o cacho, tente soltar os ovos individualmente ou em grupos de 2 ou 3 se estiverem muito aderidos. Adesão extrema significa que pode-se ter chegado tarde demais, ovos de mosca depositados na casca, que será perfurada por larvas à seguir.





Não luto muito contra esta aderencia entre os ovos. Se há risco de romper a casca mantenho grupos de até 5 ovos, sem problemas. A temperatura e umidade são medidos, mas quem encuba é a Mata Atlantica onde estou. Médias naturais variam entre 21 a 25° C na Mata Atlântica do Sul da Bahia. A umidade relativa do ar é sempre superior a 90%. Estes sã os parâmetros da encubação.

As vasilhas dos ovos vistas acima são destas de cozinha mesmo, hermeticamente fechadas com plastico de cozinha. Se a umidade cai, umedeço a vermiculita com agua de injeção, estéril. A necessidade do plastico fechando hermeticamente o conjunto vem novamente da presença de moscas, minusculas, que abundam o ambiente natural e que se encontradas dentro das vasilhas, será o primeiro indicativo de uma encubação fracassada. Observe na foto acima que o conjunto de vazilhas está dentro de um recinto de vidro grosso, a prova de predadores. Achamos Oryzomis sp dentro da maternidade, atraido pelos ovos. Não sobraria um unico ovo se não tivessemos antecipado a visita.






Montado o conjunto, agora é esperar por 67 a 90 dias, sem baixar a guarda. O minimo discuido nesse ambiente agressivo significa perda; abaixo filhotes formados aos 50 e poucos dias de encubação, com fosseta loreal e tudo, mortos por perfuração de ovos por moscas. O plastico tinha sido esquecido aberto por uma tarde inteira, na semana anterior.




Depois que o primeiro 'focinho' aparecer, em cerca de 5 a 7 dias todos os outros filhotes do cacho deverão nascer também. É bom segurar a ansiedade. Retirada invasiva do filhote de dentro do ovo pode impedir absorção de vitelo  (veja foto abaixo), e gerar menos crescimento da dura etapa que se segue, os primeiros 60 dias de vida. Se há sinal de problema - bicho letárgico, com pouco batimento de língua - interfira, se não, aguarde.






CONFIRA:


http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/06/pergunta-preto-resposta-azul.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/07/apaga-fogo.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/10/retirada-de-ovos-da-femea.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/01/carl-gustav-jung-e-o-clube-da-surucucu.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/05/milagre.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/07/classicos-para-ler-escondido-2-memorias.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/08/herpetologista-mirim-pergunta-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário