Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sábado, 20 de agosto de 2011

Pico do Canjerana, Brasil



Descemos do cume junto com o por do Sol. Chegamos ao acampamento ao nascer da Lua.




A noite cai rapido no Canjerana


O planejamento baseou-se na meteorologia. Neste mesmo pico o Guia Neneco resgatou um grupo inteiro em hipotermia, pegos de surpresa por uma tempestade elétrica, sem material para pernoite e abrigo.

Abaixo, à título de advertência, registros do próprio Neneco espaçados por poucos minutos, ilustrando a dinâmica dos ventos no Canjerana.










Raio é tudo o que não se quer por perto nos Picos. Cicatrizes de impactos diretos estão lá no cume para nos lembrar deles.


Rocha bruta estilhaçada como isopor sobre area de vegetação intacta. Dispersão centrifuga de forças, maior profundidade no centro da area de dispersão de fragmentos: raio


Em Agosto, mês de vento mas historicamente não tão frio em Minas Gerais, observamos a temperatura cair de 20° C às 16 hs, para 10°C às 18 hs, e às 20 hs, quando ainda não havia vento e entrei na barraca, liamos 4°C.

O vento entrou forte e gelado, a uns 30 km por hora, às 4 da manhã. Dentro da barraca, só paz. Imagem ruim abaixo, mas que com som alto aí no seu computador, ilustra bem os elementos em ação no Canjerana...




Na manhã fria da escalada, para os meninos, a unica preocupação: comida no papinho e pé no caminho







O Pico do Canjerana com seus 1.890 mts, foi o segundo dos 'Sete Picos' que faremos sob a orientação do Guia João Júlio. São 13 km até o cume, 4 dos quais em trabalho vertical.

Optamos por abordagem diferente daquela do Inficcionado. Montar acampamento e sair para ao cume com Sol mais baixo e sem peso nas costas, poupando os meninos. Doeu, mas deu certo.





























Acima meus heróis após uma puxada de  quase 7 km, em terreno acidentado. Este é um ponto de abastecimento de água e descanso para a dura etapa seguinte. Observe o Canjerana ao fundo. À esquerda do Luquinha minha North Face com mais de 30 Kg de equipamento, nossa garantia. Sou o sherpa do grupo.

Do ponto da foto acima, onde chegamos seguindo rumo Sul-Norte à partir do Santuário, quebra-se para leste com a visão abaixo, rumo à base do pico...


Logo à entrada do território, um cartão de visitas da suçuarana...



















Cocô de onça:  maior volume e diametro de tubo intestinal em relação a lôbo-guará por exemplo. Muito osso misturado. Achamos até dentes de um carnivoro médio, raposa talvez, nesta amostra especifica



Acampamento montado e noite segura garantida na base, fizemos ao cume. A oeste a área preservada do parque, só beleza e inspiração. Ao leste a ação das mineradoras. Meus filhos não são hipócritas, sabem que nosso carro, geladeira e fogão vem desta atividade, por outro lado, sabem também que é necessário colocar freio e parâmetros nessa gente, que foi recentemente impedida pelo Ministério Público de minerar DENTRO da RPPN do Caraça.






Num determinado momento da escalada Luquinha perguntou "porque é mesmo que estamos fazendo os 'Sete Picos', papai ?". Não soube responder na hora, mas secretamente intuo que é só para estarmos numa barraquinha, em lugares e circunstancias em que a vida parece valer mais a pena.





LEIA TAMBEM:





4 comentários:

  1. Parabéns. Continuem juntos, que só têm a lucrar!

    Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2011

    Pe. Lauro Palú, C. M.

    Querido Rodrigo, Ana paula, Gabriel e Luquinha

    Que lindo o relatório e que expressivas as fotos do relato da subida ao Canjerana!!!

    Fico feliz por esta experiência mágica de "ficar juntinhos" que vcs estão sabendo. Não digo que gostaria de subir com vcs, porque vcs passam a noite. E, tenho que confessar, não dou conta de dormir no mato. rsrsrsr

    A Canjerana foi o primeiro pico que eu subi. Tbm com JJ. E achei muito interessante. Nos lugares mais bonitos, ele pedia pra eu ir à frente para "respirar o ar límpido e puro do primeiro pico que eu subia". Achei muito interessante sua sensibilidade!

    Segue uma carta que escrevi ao velho vigário da minha terra sobre minha vinda para o triângulo mineiro. assim vcs podem me acompanhar aqui tbm.

    Abraços com saudades


    Pe. Marcus Alexandre Mendes de Andrade, C.M.
    "Reconheceram o Senhor ao partir o pão!" (Lc 24,35)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, você na hora não soube responder porque estava fazendo, eu sabia porque fiz: primeiro porque eles estavam lá esperando para serem conquistados, depois foi para colocar no Livro "Serra do Caraça" que está atrás de patrocínio, mas surpresa você vai ter depois de conquista-los, você fica diferente diante a vida e suas situações, adquire uma bagagem cultural, física, e principalmente psicológica que te faz sentir você e agora mais sete picos especiais em um lugar especial, não tem como ser o mesmo, você cresce de uma maneira ou de outra

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais ...
    A razão de escalar os 7 Picos do Caraça:..."estar em lugares e circunstâncias que a vida vale a pena"....
    Faltou dizer com as pessoas certas

    ResponderExcluir
  4. Ao Sherpa do grupo: que cada cume que pintar na vida de vcs se torne etapa vencida com sucesso e alegria.

    ResponderExcluir