Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mole, Ditmars, Amaral, e o enigma dos ovos



Ao final da postagem "Os essenciais 6", afirmo que não há especialistas no gênero Lachesis e que somos todos aprendizes, pois tudo envolvendo as surucucus é muito recente.

Um exemplo disso é o artigo de 1925 de Afrânio Amaral onde se lê:

"... se a suposição levantada por Ditmars, a respeito da oviparidade de Lachesis muta fosse futuramente confirmada, nós teríamos mais um argumento para separar esta especie das de um outro gênero neotrópico, Bothrops, porque estas ultimas são todas reconhecidamente ovo-vivíparas ..."

R.R. Mole, de Port of Spain, Trinidad, parece ter sido o primeiro a levantar a hipótese da oviparidade em Lachesis. No livro de Ditmars, 'Reptiles of the World', de 1910, há uma foto de Mole onde uma Lachesis repousa sobre ovos, 'que foram considerados como seus'.

No artigo de Amaral, lemos que desejoso de que 'suas observações fossem confirmadas', Mole chegou a enviar uma surucucu viva e supostamente gravida para Ditmars, então curador de répteis do NY Zoo, na esperança de que houvesse postura de ovos e encubação dos mesmos num ambiente mais controlado. A cobra morreu durante a viagem, e a duvida permaneceu.

Amaral então nos relata que em 6 de dezembro de 1921, o Professor Pirajá da Silva, em Maraú, Bahia, recebeu do Sr. José D'Almeida Sobrinho uma surucucu viva, que rapidamente faleceu na caixa onde havia sido guardada, e que a mesma havia depositado 'onze grandes ovos' naquele recinto.

Cobra e ovos foram enviados para o Butantã, onde Amaral os estudou, concluindo então pela oviparidade em Lachesis, em 1925. Abaixo a prancha original do artigo de Amaral, bem como a tabela por ele elaborada para a diferenciação Lachesis x Bothrops, agora incluindo a oviparidade das surucucus.





O titulo original do artigo de Amaral é 'Sobre Lachesis muta DAUDIN, 1803, especie ovípara', Revista do Museu Paulista, março de 1925.



Nenhum comentário:

Postar um comentário